domingo, dezembro 26, 2004

Hipertexto

" O hipertexto é um texto com conexões. Não é uma ideia nova. Cada vez que se escreve e se acrescenta referências, notas de rodapé, índice, implica que o leitor não precisa fazer uma leitura linear, podendo seguir o que mais gosta". (MARTÍNEZ)

"É UM CONJUNTO DE NÓS POR CONEXÕES. OS NÓS PODEM SER PALAVRAS, PÁGINAS, IMAGENS, GRÁFICOS, OU PARTE DE GRÁFICOS, SEQUÊNCIAS SONORAS, DOCUMENTOS COMPLEXOS QUE ELES MESMOS PODEM SER HIPERTEXTOS. NAVEGAR EM UM HIPERTEXTO SIGNIFICA, PORTANTO, DESENHAR UM PERCURSO EM UMA REDE QUE PODE SER TÃO COMPLICADA QUANTO POSSÍVEL. PORQUE CADA NÓ PODE POR SUA VEZ, CONTER UMA REDE INTEIRA." (LÉVY, 1993 p.33)

Verificamos assim, que é necessário novas metodologias, isto é, velocidade (ex. observar o que os jovens vêm na TV), desafios; um novo tipo de raciocínio onde se exploram as novas relações, as novas possibilidades; um novo procedimento em que existe um permanente reciclagem e há uma troca de espaço educativo para espaço de diálogo.

Podemos então concluir que ensinar e aprender nesta proposta, poderá ser uma revolução, se mudarmos os paradigmas reducionistas, racionalistas, convencionais do ensino. Caso contrário "... conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial". (Moran)

NEITZEL, Luiz C., SUBTIL, M.ª José D. e GOMES, Rita de C. G. (S/D) ?Mapa - Hipertexto (novo aprender) Risoma ? Rede?(encontrado em Dezembro de 2004 em http://www.geocities.com/Athens/Sparta/1350/hipertex.html.

Fig. - Rede conceitual hipertexto em ambiente multijanelas.