domingo, dezembro 26, 2004

Conclusão

Estamos na vigência de uma contemporaneidade, onde um outro mundo está a delinear os novos limites. É a emergência do Ciberespaço, desdobrando-se em tempo descontínuo a produção do Conhecimento Humano e a Informação.

O Ciberespaço é um novo terreno onde esta a funcionar a humanidade. Significa, portanto a permanente instalação e reinstalação de uma rede viva de todas as memórias informatizadas e de todos os computadores.

Tendo como característica o dinamismo e a inter conexão em tempo real, a rede faz com que se transforme num imenso hipertexto em constante evolução. Portanto, vale afirmar que o aspecto mais importante do hipertexto é fazer emergir dispositivos de inteligência colectiva, já que possibilita à participação e questionamento de tudo que chega até nós.
Vale a pena ressaltar que, o que há de mais significativo nessa rede hipertextual não é apenas a informação, mas o ser humano. Compreende-se que, o sentido evolutivo da tecnologia é abrir novas possibilidades de acção, abrir novos espaços sociais e culturais.

CORREIA, Claúdia e ANDRADE, Heloísa (1998) ?Noções básicas de Hipertexto? (encontrado em Dezembro de 2004 em http://www.facom.ufba.br/hipertexto/nbasicas2.html).