domingo, dezembro 26, 2004

WebQuest

O WebQuest surgiu em 1995, por Bernie Dodge e Tom March, investigadores na Universidade de San Diego, que desenvolveram um tipo de plano de aula que incorporou links para, de e ao longo da World Wide Web - WebQuest.

Deste modo, seria apresentada uma tarefa aos estudantes (normalmente um problema), para que estes resolvessem ou completassem. Os estudantes iriam utilizar recursos na Internet para analisar e sintetizar as informações, apresentado depois as suas soluções criativas.

O WebQuest permite que o aluno seja construtor das suas próprias aprendizagens, havendo por isso uma maior motivação por parte deste, em relação às matérias ensinadas na escola.
Para além de tudo isto, o WebQuest permite a utilização de computadores na sala de aula, inovando as práticas educativas correntes.

Mas o que são então, WebQuests?

São uma metodologia de pesquisa na Internet, que motiva alunos e professores a um uso da Internet orientado para o processo educacional, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento de professores, a produção de materiais e o protagonismo juvenil.

Os WebQuest partem sempre de uma temática. Bernie Dodge propõe uma série de Objectivos específicos; propõe também, que sejam construídos de acordo com uma determinada lógica de Construção. Depois, têm de ser Avaliados a determinados níveis, que se prendem com a própria realização do WebQuest pelos alunos ou estudantes.