quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Reflectindo....

Na Conferência realizada no passado dia 14 de Janeiro de 2005, "Las
Alfabetizaciones digitales"
, o Prof. Domingos de Freitas fez referência a uma matéria de um jornal de Boston, em que reflectiam sobre a questão das tecnologias na educação.

Denota, então que a sociedade competitiva em que nos encontramos exige mestria na aplicação das novas tecnologias em todos os campos do empreeendimento humano.

Realça também o facto de, "a tecnologia que mudou dramaticamente o mundo fora das escolas, começa paulatinamente a mudar a forma como ensinamos e aprendemos, muitas vezes dinamizada pelos próprios alunos, nativos com a Internet, confortáveis com ela".

Tendo em conta tal comentário, podemos verificar e mesmo pensar sobre este assunto, sendo que assiste-se entao a uma mudança provocada pelos próprios alunos. "São os alunos nativos nas novas tecnologias que forçam as escolas a adaptarem-se o mais rapidamente possível, que forçam os professores a utilizarem as tecnologias digitais como meo priviligiado de aprendizagens várias".

E é esta geraçao nativa nas tecnologias que gasta mais tempo a navegar na Internet do que a ver televisão. Deste modo, deixa de ser necessário frequentar cursos sobre tecnologias, pois aprendem fazendo - "consolidando a ideia de que para aprender não é necessariamente imperioso ser-se ensinado à maneira tradicional".

Isto, reflecte-se no capítulo "A história de um professor a aprender" de Seymour Papert, em que os professores são facilmente ultrapassados pelos seus alunos.

"A presença do computador na vida dos pré-adolescentes é hoje inelutável. Para o bem e para o mal, com uma simples ligação à Internet, crianças de nove e dez anos, têm o mundo em casa: a música, o cinema, os ídolos, os amigos e os namorados virtuais. E podem viver um mundo em casa, na solidão dos seus quartos". (in Pública, edição de 09 de Janeiro de 2005, p. 28).

Assim, torna-se cada vez mais necessário que o papel do professor se caracterize como mais próximo e mais eficiente dos alunos que nascem com a Internet e o digital!